sábado, 5 de setembro de 2015

05/09/2015 - Canoagem no Rio do Júlio

Como a previsão do tempo era de chuva para esse feriadão, aceitei o convite do Moacir e do Sidnei para remar em um dos rios da região. A ideia inicial era descer o canal do Cubatão até a Vigorelli. Um dia antes do evento o Maneca abortou e tivemos mais uma baixa no dia seguinte. Combinei de encontrar o Sidoca na casa dele e seguimos rumo a casa do Moacir. O dia estava chuvoso e um pouco frio. Ficamos trocando ideias a respeito da logística, fator que mais complica uma canoagem. Para não envolver mais uma pessoa, decidimos explorar o Rio do Júlio. Os dois carros e um conhecido que mora na região facilitaria as coisas. Chegamos no local mais indicado para começarmos a descida, descarregamos a tralha e levamos o outro carro onde seria nossa chegada.






O rio não estava cheio como esperávamos. Segundo um morador a região, apesar de ter chovido todos os dias desse mês, ainda não choveu forte o suficiente para aumentar o volume de água do rio.





Durante o trajeto a gente chega a penetrar na mata fechada e ás vezes o rio volta a ficar perto da estrada. Várias árvores atravessavam o leito do rio que tinha poucas corredeiras.






Igreja da comunidade ao fundo
Passamos pelo interior de algumas propriedades particulares, mas estávamos no rio e rio não tem dono.




Caído sobre o rio um pé de amoras nos forneceu alguns frutos.






Chegamos no nosso destino mas a gente queria mais. Descemos a última e melhor corredeira do rio rumo á represa do Rio do Júlio.



Começamos a sentir o vento mais forte já que saímos do interior da mata.




Ficamos no meio de um imenso lago e remando mais um pouco conseguimos visualizar as comportas da represa.





O Moacir teve que ira até lá ver se eram de verdade.
Voltamos e tivemos que remar um pouco rio acima e subir a correira pelas pedras. Colocamos as coisas no carro e fomos resgatar o outro carro que ficou no ponto de partida. Para fechar o dia tomamos caldo de cana com empadas. Canoagem é bom porque não tem tempo ruim, seja com sol ou com chuva sempre dá para aproveitar bastante o passeio. Ainda mais em excelente companhia. Agora vamos ver se o tempo melhora porque eu preciso pedalar. Abraços.

Confira minha remada no Garmin:

Confira minha remada no Strava:


Nenhum comentário:

Postar um comentário